segunda-feira, 25 de outubro de 2010

PRELIMINAR

Afinal, de quem é o sermão, de S.to António ou do P.e António Vieira?
Trata-se de um título original para um sermão do P.e António Vieira, proferido no dia de S.to António e dirigido aos habitantes de S. Luís do Maranhão. É a sua imitação de como poderia ter pregado o Franciscano.

Não anda aqui, desde o título, o mundo às avessas, não há já aqui a metamorfose, o mundo como um palco – em que a realidade do pregar se torna ficção?

Que precisamos de saber sobre Santo António (nascido em Lisboa, a 13 de Setembro de 1191, e falecido com 36 anos, em 13 de Junho de 1231, nas vizinhanças de Pádua, Itália) para entender o sermão?
·         Que se celebrava a sua festa;
·         Que ele era franciscano – daí tratarem-se os peixes por irmãos;
·         Que, embora homem humilde, era sábio;
·         Que a lenda tornou a sua vida ficção – porque ele nunca pregou a peixes!...
·         Que é doutor da Igreja – título atribuído só àqueles ou àquelas que especialmente se distinguiram pelo seu saber, pela sua doutrina: daí a escolha do texto evangélico…
As leituras da missa de S.to António eram as da missa dos santos doutores (Vieira parte do evangelho dessa missa).

Que deve o pregador fazer em dia de Santo António? Tecer o seu elogio, exaltar as suas virtudes, propô-lo como exemplo.
Que faz Vieira? Numa situação semelhante à do Santo (de rejeição da sua pregação), procede como ele (como a lenda diz que ele procedeu…) Esta atitude de imitação e as referências que repetidamente faz ao Santo redundam no seu elogio, exaltam as suas virtudes, mostram-no como modelo.

"Vós sois o sal da Terra!", "Vós sois a luz do mundo!"
O P.e António Vieira, como os pregadores seus contemporâneos, fazia interpretações arbitrárias do texto bíblico. O seu engenho torna-o ágil nessa arte de interpretação livre, de apropriação – que criticava nos outros. Fá-lo moderadamente neste sermão e já no exórdio. Segundo um contemporâneo, os ouvintes dos seus sermões saíam da igreja mais espantados do que convencidos.

Extrato do evangelho da missa dos santos doutores:

Vós sois o sal da terra!
Se o sal perde o sabor, com que lhe será ele restituído? Para nada mais serve senão para ser lançado fora e calcado pelos homens.
Vós sois a luz do mundo!
Não se pode esconder uma cidade situada sobre uma montanha nem se acende uma luz para colocá-la debaixo do alqueire, mas sim para colocá-la sobre o candeeiro, a fim de que brilhe a todos os que estão em casa.
Assim, brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus.

Qual a principal função do sal? Bem sabemos que é a de temperar. Mas também conserva.
No mesmo passo do Evangelho, afirma-se: "Vós sois a luz do mundo!"
O sal tempera, a luz ilumina.
Originalmente, estas expressivas metáforas, que depois se desenvolvem em alegorias, não eram aplicadas aos "pregadores" em particular, mas dirigidas à multidão dos discípulos. Mas é claro que fazem um sentido especial quando aplicadas aos pregadores e missionários.

Veja na Wikipédia

Sem comentários:

Enviar um comentário